Translate This Page

assine o feed e siga-me no twiter

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget

Páginas

seguidores e seguidos

curta na página do face

terça-feira, 26 de abril de 2011

UMA VOZ DIFERENTE

clip_image002

clip_image002[11]

Samuel, um Presente de Deus

clip_image002

clip_image002[9]

A Oração de Ana

clip_image002

clip_image002[7]

HISTÓRIA DE ZÉ CORAÇÃO

Zé Coração

Este é o Zé Coração. 

Vocês sabem por que 
ele tem esse nome? 
É porque o seu rosto tem
 o formato de coração. 
Ele é um menino mal humorado,
 por isso, não tem amigos.
 (mostrar a figura)
Ele tem olhos tristes
 (mostrar a figura). 
Seus olhos só vêem o 
defeito dos seus colegas. 
Ele não acha nada bonito. 
Para ele, o mundo e a vida são horríveis. 
Ele não se alegra com nada. 
Qualquer coisa é motivo de choro.
Seus ouvidos são tristes 
(mostrar a figura). 
Ele só gosta de ouvir piadas picantes, 
indecentes, zombarias e palavrões.
Da sua boca, só saem palavrões,
 mentiras... (mostrar a figura). 
Ele fala mal de todos, põe defeito
 nos colegas... ele é malcriado,
 responde com desrespeito aos 
professores, às autoridades.
 Ele não respeita ninguém.
Tic-tac, tic-tac!
 (mostrar a figura). 
Ele não tem tempo 
para ajudar aos outros. 
Além disso, ele também
 só chega atrasado nas aulas.
Seus pés, como todo o seu corpo,
 também é triste
 (mostrar a figura). 
Eles vão a lugares que 
não agradam a Deus. 
Eles costumam ser usados para 
fazer os colegas tropeçarem e 
para praticarem coisas más.
E suas mãos?
 Delas também só sai tristeza. 
Zé as usa para roubar coisas de 
seus colegas, como lápis, dinheiro,
 caneta e borracha. 
Os professores já não sabem
 o que fazer com ele.
Embora já tenha sido expulso de 
várias aulas e já tenha freqüentado
 muitas escolas, 
Zé Coração não se corrigiu.
Um dia, apareceu em sua escola, 
um menino chamado Beto. 
Beto era um menino feliz e ao 
contrário de Zé Coração,
 gostava de fazer amizades.
Por ser muito simpático, 
Beto logo conquistou a
 amizade de Zé. E, num instante,
 Beto já estava falando de Jesus
 e do amor de Deus para o Zé. 
Ele até mostrou um versículo 
na Bíblia, que dizia:
“Porque Deus amou o mundo
 de tal maneira, que deu o seu 
filho unigênito, para que todo 
aquele que n’Ele crê, não pereça,
 mas tenha a vida eterna.
”Beto mostrou a Zé Coração,
 que o amor de Deus por ele e por 
toda a humanidade havia sido
 tão grande, que Ele enviou 
Seu único filho, Jesus Cristo,
 para morrer numa cruz pelos
 nossos pecados, nossos erros. 
E aquele que crer no sacrifício de 
Jesus não apenas terá vida eterna, 
mas terá também uma vida 
com objetivos, uma vida mais feliz.
Zé Coração sentiu o amor de Deus
 por ele, reconheceu as
 coisas erradas que fazia, e ele
 resolveu entregar sua vida a
 Jesus Cristo, pedindo-lhe para mudar,
 totalmente, o seu modo de ser. 
E Jesus ouviu o pedido de Zé,
 transformando sua vida. 
Agora, ele é um menino feliz.
 (mostrar a figura).
Tic-tac, tic-tac. Agora, Zé Coração
 tem tempo para ajudar aos outros. 
Além disso, ele passou
 a chegar cedo na escola.
(mostrar a figura).
Os seus olhos, agora, enxergam 
o mundo lindo que Deus criou. 
Zé, agora, sabe ver as qualidades
 dos outros (mostrar a figura).
Ele também gosta de 
ouvir só coisas boas. 
Os seus ouvidos estão 
sempre alegres, agora
 (mostrar a figura).
Os seus pés passaram a
 andar só em lugares
que agrada Deus. 
Eles também são alegres.
 (mostrar a figura)
As suas mãos, agora,
 vivem dispostas a ajudar os outros. 
E ele já não tira mais nada dos outros.
 Suas mãos são alegres.
 (mostrar a figura)
Quanto à sua boca, dela, hoje, 
só saem palavras agradáveis,
 de estímulo e companheirismo.
Hoje, todos notam a transformação 
que Jesus
 fez na vida de Zé. 
Seus colegas e professores 
tornaram-se seus amigos e Zé,
 passou a ter, agora, uma vida
 repleta de sentido, uma vida
 cheia de razão, feliz.
“Entregue sua vida a Jesus e tenha 
uma vida transformada,
 como a vida de Zé Coração.”



VISUAIS DA HISTÓRIA ZÉ CORAÇÃO CONFECCIONADOS EM EVA

 Pasta decorada com EVA
 para representar a BÍBLIA
COLOQUEI OS VISUAIS  DENTRO












 Visual para cântico: 
Meu coração era sujo,mas CRISTO aqui já entrou!
 Com seu precioso sangue, mais alvo a que a neve tornou!
 E dizem em sua palavras que em ruas de ouro andarei.
 Oh dia feliz quando eu cri e vida eterna ganhei.
 Oh dia feliz quando eu cri e vida eterna ganhei!




segunda-feira, 25 de abril de 2011

DISCIPLINA EM SALA DE AULA




O que pode causar problemas de disciplina?


Crianças - A sala - O professor


1- AS CRIANÇAS

Crianças inquietas 

Têm um período breve de atenção; 

Ficam mais agitadas quando o professor dá uma aula
 e não permite que eles participem; Não conseguem
 ficar sentadas por muito tempo sem atividades

com movimentos.

Sugestões: Supere isto com participações como 

cânticos rápidos com movimentos e por último 
cânticos lentos; brincadeiras de visão; atividades
 enquanto repetem versículos para memorizar;
 antes de começar uma história cante algo

 para chamar a atenção, etc.

Crianças egocêntricas

Querem ser o centro das atenções;


 Não pensam nos sentimentos dos demais.

Sugestões: Supere isto com conselhos pessoais

 e muita oração. Cristo deve ser preeminente na
 vida, não o “eu”. O amor pensa nos outros! 
Realize atividades em duplas, trios, 
divida responsabilidades, peça ajuda na arrumação,
 no lanche; explique a importância de amar,
 cuidar, servir o outro.


Crianças desenfreadas

Fazem o que querem em casa;


 Impacientes, rudes, iradas, ciumentas.

Sugestões: Supere isto com o ensino da 

palavra por preceito e exemplo. Dê formas
 específicas em que as crianças possam ser
 amáveis. Dê exemplo de personagens bíblicos
 que pensavam antes de agir. Lembre-as o local
 em que estão, o motivo de estarem na

 Igreja e o que Deus pensa de tais atitudes.

Crianças maliciosas

Podem estar passando por situações difíceis

 em casa (por exemplo: divórcio, pais negligentes,
 abuso, doenças mentais...);
 Má escolha de amizade; Violência vista na televisão,

 Falta de modelos apropriados, Uso de álcool ou drogas.

Sugestões: Supere isto ao ensinar e viver o

 amor de Cristo. Ore constantemente por
 esta criança; ela necessita da ajuda de Deus.
 Confie que o Senhor fará que a Palavra de 

Deus toque em seu coração e tenha vitória .

2- A SALA

sala desordenada leva as crianças


 a serem desordenadas;

Pouca luz ou muito brilhante;
Sala muito fria ou muito quente;
Cadeiras de tamanho inadequado;

Sugestões: Remova as distrações antes da aula;

 Recolha os brinquedos que as crianças 

tenham trazido antes da aula; Diminua as interrupções.

3- O PROFESSOR

Falta de preparo 

- Professor que não prepara a aula com antecedência,

 fica perdido em sala e não sabe o que fazer.
“Maldito o que faz com negligência o trabalho 

do Senhor”. (Jeremias 48:10)

Falta de organização
- Professor que deixa as crianças dominarem o

 ambiente, fazerem tudo o que querem,
 deixa os brinquedos pelo chão, cadeiras
 desarrumadas, papel, tesoura, lápis e outros 
materiais espalhados pela classe.
As crianças são desorganizadas por natureza, 
o professor não pode ser; ao contrário,

 deve ensiná-las e treiná-las a serem organizadas.

Sugestões: Faça um esboço da aula;

 pratique-a em voz alta; Planeje um horário
 para seu tempo de ensino; Decida como
 ensinar o versículo; Organize os visuais e
 ponha-os na ordem em que vai usá-los. 
Ao entregar um material ou brinquedo só o
 faça depois de guardar o que não será
 mais utilizado. Incentive as crianças a recolherem

 o que cai no chão, a jogar o lixo no lixo.

Fracasso em conseguir a atenção 


das crianças antes de começar

Sugestões: Faça uma dinâmica, uma atividade

 atrativa com músicas, movimentos, 

brincadeiras ou fantoches para introduzir a aula.

Falta de autoridade

Sugestões: Imponha autoridade por sua atitude 

e exemplo; Não seja autoritário nem permissivo.
 O tom de voz é muito importante, falar olhando 

nos olhos da criança, falar pausadamente. 

Linguagem pobre

Sugestões: A mudança do tom, ritmo e

 volume ajudará a manter a atenção; 
Na medida do possível, modifique o
 tom de voz dos personagens da história 
que está contando. Não use palavras que
 estejam muito abaixo do nível de seus alunos,
 não os trate como bebês, nem use vocabulário

 que não possam entender. Seja equilibrado.

Mau exemplo
Sugestões: O professor tem que viver o

 que ensina; Não se distraia com 
com outros professores na hora da aula.
 No momento da aula, você precisa ter 
toda sua atenção voltada para as crianças.
 Mesmo no momento das brincadeiras,
 é importante que você se aproxime delas,
 conquiste as que são frias e distantes,
 brinque com elas, converse,

 você precisa fazer parte da vida delas.

VEJA A EQUAÇÃO:  

Oração + Preparação

 adequada + Apresentação apropriada

 da lição = um aluno sem problema de disciplina.

O professor é a chave para uma


 classe bem disciplinada.

OUTROS LEMBRETES IMPORTANTES!

1) Seja coerente: faça o que diz! 


Não prometa ou faça ameaças que não possa cumprir.

2) Não se desculpe por inabilidades

3) Evite correções verbais constantes como:

 “Calem-se”, “Sentem-se quietos!
” Ao contrário, quando estiverem muito

 desordenados, chame-os para outra atividade.

4) Use uma forma positiva como:

 “Queridos, andem sem fazer barulhos...

” em vez de: “Não corram!”...

5) Evite gritar; Elogie as crianças livremente; 

especialmente as mais bagunceiras

 quando estiverem comportadas.

6) Deixem que se divirtam antes ou depois da lição;

 use brincadeiras e músicas movimentadas.
 Crianças possuem muita energia e precisam gastá-la
 de alguma forma; se não for fazendo atividades

 dirigidas pela professora, será fazendo bagunça.

7) Prepare ATIVIDADES EXTRAS, como jogos 

(ex: vivo ou morto, dança da cadeira), 

caso o culto se estenda.

8) Mesmo que tenha apenas 1 criança na sala,

 não deixe passar a oportunidade de ensiná-la. 

Valorize-a!

9) PROCURE AJUDA! Chame os líderes

 e/ou os responsáveis pela criança que não 
se comporta.Como podemos prevenir que 

os problemas de disciplina aconteçam?
A disciplina não depende de ter um grupo 

de alunos com bons modos, senão de ter
 um professor que combate os problemas 
antes que surjam.Descubra seus alunos
 (Pastoreie-os). Veja a criança como um 
indivíduo.Conheça as características básicas
 da idade das crianças com quem trabalha.
 Compreenda que as crianças diferem em 
necessidades e respostas. Conheça o que
 há por trás de cada criança, seus interesses, 
ambições, dificuldades, necessidades,
 níveis de maturidade,...Interceda por elas;
Saiba estabelecer bons modos. Dê instruções
 claras. Diminua suas exigências e expectativas;

 estabeleça regras
Corrija o comportamento errado com amor;

Investigue a sua vida. Você está agindo como
 um exemplo que as crianças devam seguir?
Planeje sua lição/ aula;Demonstre amor e 
atenção por cada criança. Aceite a criança do 
jeito que ela é: olhe além da superfície.
Dê a criança palavras de estímulo. 
Ouça o que ela diz e como diz;Introduza seus
 alunos na vida cristã, discipulando-os,
 ensinando valores e princípios cristãos;
Nunca perca o controle! Você não ganhará o 
controle da classe, perdendo seu autocontrole.
O professor precisa estar calmo, cheio do Espírito,
 controlado pelo Espírito. Deus nos adverte 
quanto à ira (Prov 14:17,29; 15:1,18: 16:32;
 19:11; 25:28,29:20,22);Assegure-se de
 evangelizá-las e educá-las. Leve-os à Cristo. 
Ensine-lhes a Palavra para que possam crescer.


Fonte: APEC / Adap. Luci Ellen Luz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





x_24248ba

CONHEÇA A LOJA VIRTUAL DA APEC

CONHEÇA A LOJA VIRTUAL DA APEC
CLIQUE NA IMAGEM